RJ: Milícia invadiu cerca de 30 comunidades em 2020

0
13

Segundo levantamento elaborado pelo Disque-Denúncia, apenas em 2020 milicianos e traficantes circularam por 30 comunidades rivais no RJ com o objetivo de dominar territórios e recrutar locais.

Segundo a apuração do RJ2, pelo menos quatro tentativas de invasão ocorreram no estado, nos últimos 10 dias. Conflitos ocorreram em Queimados e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, além de São Gonçalo e Macaé, na Região Metropolitana. Além, milicianos de outras regiões têm sido recrutados para as guerras, com maior movimentação ocorrendo na Baixada Fluminense.

POLÍTICA

Além do aumento no número de assassinatos políticos em meio o período eleitoral, a influência da política por meio das milícias pode apresentar relação direta com o alto número de tentativas de invasões de território no Rio de Janeiro esse ano, potencializando tráfico de drogas e o poder econômico que existe para quem controla as comunidades em disputa. Inclusive, para os pesquisadores do Disque-Denúncia, as guerras refletem influência política, visando as próximas eleições.